Dias (2013) em seu artigo sobre "Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede", afirma que os espaços virtuais tornaram-se espaços de
mediação que "ocorrem sem barreiras de tempo e espaço, a partir das quais a
distância se dilui nos cenários emergentes da proximidade virtual e do
envolvimento colaborativo na experiência das paisagens do conhecimento.".
Em
comunhão com essa reflexão, entendemos que a popularização da internet e o
acesso cada vez mais ampliado das redes sociais, torna-se um instrumento de
ação efetiva cujo alcance vai ao encontro da ampliação do leque de
possibilidades para as análises e reflexões dos estudantes, afinal, perante os
novos cenários virtuais a dinamicidade e contextualização dos conteúdos abordados
são mais perceptíveis para muitos discentes da atualidade, porque "a rede é o espaço para as interações, a partilha de
conteúdos e representações, e o meio para o acesso à educação e aos
contextos de aprendizagem." (DIAS, 2012).
Em Dias (2013), vemos que "a educação aberta, através das redes formais e informais de aprendizagem social e colaborativa, constitui, deste modo, uma das mais profundas mudanças no pensamento para a educação na sociedade digital.". Esta nova experiência interativa, promovida pelos redes formas e informais, a exemplo do Facebook, é de fundamental importância para a aprendizagem social e colaborativa. A partir desta perspectiva pode-se considerar que "a globalização das redes culturais e de conhecimento apresenta efeitos profundos nas formas de apropriação e utilização social das tecnologias digitais, de entre as quais salientamos a crescente cenarização dos processos de inovação na aprendizagem e a emergência de novas abordagens no pensamento pedagógico e na conceção da educação para a Sociedade Digital." (DIAS, 2012).
Referências
DIAS, P. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Disponível em:
<http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/314>. Acesso em: 26 mai. 2018.
DIAS, P. Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X, América do Norte, 6, dez. 2013. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/399/190>. Acesso em: 12 Nov. 2018.
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