segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede

Dias (2013) em seu artigo sobre "Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede",  afirma que os espaços virtuais tornaram-se espaços de mediação que "ocorrem sem barreiras de tempo e espaço, a partir das quais a distância se dilui nos cenários emergentes da proximidade virtual e do envolvimento colaborativo na experiência das paisagens do conhecimento.". 

Em comunhão com essa reflexão, entendemos que a popularização da internet e o acesso cada vez mais ampliado das redes sociais, torna-se um instrumento de ação efetiva cujo alcance vai ao encontro da ampliação do leque de possibilidades para as análises e reflexões dos estudantes, afinal, perante os novos cenários virtuais a dinamicidade e contextualização dos conteúdos abordados são mais perceptíveis para muitos discentes da atualidade, porque "a rede é o espaço para as interações, a partilha de conteúdos e representações, e o meio para o acesso à educação e aos contextos de aprendizagem." (DIAS, 2012). 


Em Dias (2013), vemos que "a educação aberta, através das redes formais e informais de aprendizagem social e colaborativa, constitui, deste modo, uma das mais profundas mudanças no pensamento para a educação na sociedade digital.". Esta nova experiência interativa, promovida pelos redes formas e informais, a exemplo do Facebook, é de fundamental importância para a aprendizagem social e colaborativa. A partir desta perspectiva pode-se considerar que "a globalização das redes culturais e de conhecimento apresenta efeitos profundos nas formas de apropriação e utilização social das tecnologias digitais, de entre as quais salientamos a crescente cenarização dos processos de inovação na aprendizagem e a emergência de novas abordagens no pensamento pedagógico e na conceção da educação para a Sociedade Digital." (DIAS, 2012).



Referências


DIAS, P. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/314>.  Acesso em: 26 mai. 2018.

DIAS, P. Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X, América do Norte, 6, dez. 2013. Disponível em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/399/190>. Acesso em: 12 Nov. 2018.

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