No
Brasil, os espaços online vêm se destacando muito nos últimos anos como um meio
ideal de democratizar o conhecimento àqueles que não tiveram oportunidade de
dar continuidade aos seus estudos devido ao impedimento geográfico e, muitas
vezes financeiro.
Ao
se propor estudar e aprender nos espaços online, o aluno precisa seguir algumas
recomendações que se fazem essenciais para o êxito acadêmico. Recomenda-se que
o corpo discente adquira uma postura mais autônoma diante de sua formação,
porque o seu aprendizado será produto de um esforço individual, que o levará ao
caminho do sucesso através do autoestudo e da disciplina. Tonieto (2005)
ratifica este pensamento quando diz que “o trabalho autônomo do
aluno na prática do ensino a distância se dá como em nenhuma outra área
educacional”.
García Aretio (2017) afirma
que as
[...]
prácticas a distancia van progresivamente arrebatando espacio y tiempo a las
formas más convencionales de enseñar y aprender, las metodologías a distancia
que priman el trabajo autónomo de los estudiantes, así como las atividades
cooperativas y colaborativas donde estos mismos participantes aprenden com
otros, de otros y para otros, a través de las redes sociales, a través de
comunidades de aprendizaje residentes en soportes digitales [...].
Podemos concluir a partir do
pensamento de García Aretio (2017) que deve ser recomendado como estratégia de
estudo nos espaços online, o desenvolvimento de atividades cooperativas e
colaborativas nas redes sociais, e nos fóruns de discussões, oportunizados no
ambiente virtual de aprendizagem com a finalidade de tornar o conhecimento algo
público, que deve ser compartilhado com todos para que se garanta um aprendizado
significativo para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Além do que já foi abordado
em parágrafos anteriores até o momento, cabe ressaltar que também se recomenda
dos alunos atenção a determinados comportamentos assumidos no ambiente virtual,
ou seja, sigam algumas normas da etiqueta na internet em prol de um convívio
sadio e harmônico durante o período de estudos. Essa etiqueta na internet
recebe o nome de netiqueta, que de acordo com a Superintendência de Educação a
Distância da Universidade Federal de São Carlos (2011), significa “um conjunto de regras de comportamento embasado em valores
que viabilizam a construção de um trabalho em equipe, tais como: ética na
comunicação, parceria e colaboração durante todas as etapas do curso.”.
Referências
García
Aretio, L. (2017). Educación a distancia
y virtual: calidad, disrupción, aprendizajes adaptativo y móvil. RIED.
Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 20(2), pp. 09-25. Disponível
em: <http://dx.doi.org/10.5944/ried.20.2.18737 >. Acesso em: 15 mar.
2018.
TONIETO,
M. T.; MACHADO, E. de C. A questão do
sucesso do aluno em ead. Publicado em Maio de 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso
2005/por/pdf/111tcc5.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÂO CARLOS. Netiqueta ‐ Dicas de comportamento em cursos de EaD. Disponível em: <http://livresaber.sead.ufscar.
br:8080/jspui/ bitstream/123456789/2001/1/Netiqueta_Dicas.pdf>. Acesso em:
15 mar. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário